Depois de quase 15 anos de espera, a comunidade do Setor Pestana de Guaraí pode finalmente comemorar a entrega da quadra poliesportiva do bairro, um sonho de desportistas e moradores que lutaram sem sessar para a realização deste tão esperado momento. A cerimônia de entrega do espaço público aconteceu no final da tarde desta quinta-feira (21/12).

 

A obra, que custou aproximadamente R$ 230 mil, foi construída por meio de um convênio firmado com o Governo Federal, através do Ministério do Esporte, incluindo contrapartidas da Prefeitura de Guaraí. Os recursos foram geridos pela Caixa Econômica Federal. A empreiteira licitada para os trabalhos foi a ABF Construtora EIRELI, sediada no município de Presidente Kennedy-TO.

 

Reivindicação antiga, a construção da quadra foi alvo de protestos e disputas políticas por décadas. Em 2015 moradores chegaram a bloquear a pista de uma rodovia estadual (TO-431), exigindo, entre outras questões, justamente a construção da quadra. Antes disso, no ano de 2013, um edital de licitação da obra chegou a ser divulgado, mas foi cancelado por falta de interessados.

 

Foto: Arquivo/Guaraí Notícias

Foto registrada em 2013 mostra que obra já era esperada naquela época.

 

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Donizeth Medeiros (Podemos), que inclusive é morador do bairro e vereador pelo 2º mandato consecutivo, ver a quadra construída é uma realização de vida, especialmente pelo fato de representar um grande desejo dos moradores. “Sonhava em ver esta quadra construída, hoje é um dia muito feliz na minha vida”, disse o parlamentar.

 

Para a família de Claudio Roberto Fernandes Canário, que dá nome ao espaço esportivo, a emoção de ver o jovem falecido há 10 anos sendo homenageado é algo indescritível. Segundo o pai de Claudio, o senhor José Canário, o filho, que morreu prematuramente aos 22 anos de idade, era um apaixonado por futebol e gostava de atuar na posição de goleiro.

 

Durante a inauguração, a prefeita Professora Lires Ferneda (PSDB) destacou a importância da quadra, enfatizando que ela é um símbolo de saúde e prevenção das mazelas sociais. “Enquanto as crianças, jovens e adultos estiverem aqui praticando o esporte, eles estarão protegidos da droga, da violência e das coisas que não fazem bem para a vida”, destacou a gestora.

 

Foto: Guaraí Notícias

Após 15 anos de espera, finalmente obra foi entregue a comunidade.

 

Foto: Guaraí Notícias

Construída ao longo de 2017 quadra custou aproximadamente R$ 230 mil.