Dados obtidos junto ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Guaraí mostram que a captura de escorpiões aumentou de forma significativa no município neste ano de 2019. Entre os meses de janeiro e outubro foram localizados 62 exemplares, contra 5 durante todo o ano de 2017 (91,9% de aumento).

 

De acordo com o agente de zoonose Antônio Oliveira, além da quantidade de capturas, há mais relatos de localização, em especial no perímetro urbano. “Estamos encontrando com mais frequência do que o habitual. Também tem ocorrido mais registros de acidentes, o que nos preocupa bastante”, explica.

 

Foto: Guaraí Notícias

Capturas e relatos de localização tem aumentado consideravelmente em 2019.

 

Ainda conforme explica Antônio, as espécies predominantes e mais encontradas no município são o Rhopalurus Jaguajir e o Tityus Confluens, também chamados de “escorpiões amarelos”, considerados perigosos, especialmente quando picam animais de pequeno porte, crianças e pessoas com baixa imunidade.

 

Uma série de fatores contribui para o aumento significativo de escorpiões, incluindo o desmatamento, às queimadas, além de desequilíbrios ambientais que provocam a morte dos chamados inimigos naturais, promotores do controle biológico: sapos, lagartixas, lacraias, aranhas, camundongos, lagartos e corujas.

 

10 dicas importantes sobre o controle de escorpiões:

 

1 – Evite o acumulo de lixo e entulhos (locais que servem de abrigo);

2 – Tenha cuidado com frestas nas paredes, buracos e tubulações expostas;

3 – Faça o controle de baratas, elas servem de alimento para os escorpiões;

4 – Preserve os inimigos naturais dos escorpiões, em especial as lagartixas;

5 – Use botas em ambientes com entulhos, mato alto ou lixo acumulado;

6 – Verifique sempre peças de roupas e calçados antes de utiliza-los;

7 – Escorpiões tem hábitos noturnos, tenha mais atenção neste período;

8 – Ligue para o CCZ e solicite a captura dos exemplares se os encontrar;

9 – Preserve o escorpião, pois o veneno contém o antidoto para cura da picada;

10 – Procure atendimento médico imediato em caso de acidentes.

 

Coletando o escorpião:

 

Com um graveto, empurre o inseto para dentro de um vasilhame. A recomendação é de que seja usado um recipiente com tampa. Você também pode utilizar uma pá de lixo para empurrá-lo ou algum cabo de vassoura. Não use diretamente as mãos para captura-lo e mantenha uma distância segura.

 

Contatos dos CCZ de Guaraí:

 

Foto: Arquivo/Guaraí Notícias

 

Para mais informações, procure o CCZ de Guaraí. A sede do órgão público municipal está situada no Setor Aeroporto, mais precisamente na Avenida W-5, nos fundos do Colégio Estadual Irineu Albano Hendges (CEIAH). O telefone de contato é o (63) 3464-1624 - das 7:30h às 11:30h e 13:30h às 17:30h (segunda à sexta-feira).