11 de abril é a data em que os guaraienses natos ou de coração comemoram o aniversário de emancipação de Guaraí, ocorrido em 1970. O que pouca gente sabe é que a data de criação do município ocorreu no dia 27 de novembro de 1968, quando uma lei estadual promulgada oficializou a existência do território.

 

A história “quase que oculta” foi revelada pelo Guaraí Notícias em 2019, quando o veículo publicou um documento guardado pelo 1º vice-prefeito do município, o contador aposentado Lourenço Ferreira Lima. Além de ter feito parte da criação do município, Lourenço é uma espécie de "memória viva" deste fato histórico.

 

Muitos confundem a emancipação com a data de criação de Guaraí, mas na verdade estes são dois fatos distintos. A emancipação, que completou 50 anos em 2020, costuma ser mais celebrada e marca o dia em que a sede do município passou a existir de fato, já que antes ela estava situada onde hoje é Tupirama.

 

Foi o próprio Lourenço Ferreira Lima que se encarregou pessoalmente de solicitar a criação de Guaraí, que contou com o apoio do deputado estadual por Goiás, José Carneiro Vaz. A lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa e promulgada por meio de publicação em Diário Oficial alguns dias depois (27/11).

 

Cópia da publicação oficial que mostra a data de criação de Guaraí.