Desde o início de 2019 a Prefeitura de Guaraí, por meio de um convênio firmado com a Secretaria de Trabalho, órgão ligado ao Ministério da Economia do Governo Federal, vem garantindo acesso para todos que precisam emitir Carteira de Trabalho no município e região. Nestes primeiros meses a procura tem sido grande, com uma emissão média de quase 300 documentos por mês.

 

O convênio para descentralização da emissão da Carteira de Trabalho foi assinado em janeiro do ano passado, mas por questões burocráticas e técnicas, o serviço não pode ser oferecido antes. Hoje o documento pode ser solicitado pelos interessados na sede da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Turismo, situada no prédio onde funcionava a sede da antiga feira livre.

 

A emissão da Carteira de Trabalho, que também é um documento de previdência social, pode ser requisitada gratuitamente a partir dos 14 anos. Após o cadastro das informações, os dados são encaminhados para a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, sediada em Palmas, onde o documento é impresso e, posteriormente, entregue ao solicitante dentro de um prazo máximo de 30 dias.

 

Documentos necessários para a emissão da Carteira de Trabalho:

 

1ª via: originais de RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento e Comprovante de Residência.

2ª via por extravio, perca ou furto/roubo: originais de RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, Comprovante de Residência, Boletim de Ocorrência, além da comprovação do número, série e Estado de emissão da Carteira de Trabalho anterior.

2ª via por inutilização ou continuação: Carteira de Trabalho anterior, além da apresentação de documentos originais, RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento e Comprovante de Residência.

 

Obs.: A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Turismo de Guaraí está localizada na Avenida Bernardo Sayão, esquina com a Rua Murilo Braga – Centro. O órgão público funciona das 7:30h às 11:30h e de 13:30h às 17:30h, de segunda à sexta-feira. O telefone de contato da secretaria é (63) 3464-1710.