Contas de água/esgoto da BRK Ambiental em 47 cidades do Tocantins, incluindo Guaraí, podem ter um aumento de até 21,84% a partir de novembro. A revisão tarifária foi definida pela Agência Tocantinense de Regulação (ATR) e consta no texto de duas resoluções publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) de 15/10.

 

A cobrança mínima para as categorias Comercial, Residencial e Residencial Social - anteriormente denominada “Tarifa Social”, também foram alteradas. Atualmente, a tarifa mínima para as três categorias equivale ao consumo de 10 m³ de água. Na nova estrutura, o valor será equivalente ao consumo de 5 m³.

 

A ATR modificou ainda os valores de uma tabela com 101 serviços oferecidos pela BRK Ambiental. Vale destacar que a última revisão tarifária dos contratos com a concessionária de água e esgoto atuante no Tocantins ocorreu em 2014 e o último reajuste (recomposição das perdas inflacionárias) em março de 2018.

 

A ATR explicou que a metodologia da revisão é fruto de um estudo, alvo de amplo debate por meio de audiências e consulta pública, ações realizadas entre 05/07 e 17/09 deste ano. Para aplicar os novos valores, a BRK Ambiental deverá ainda cumprir metas de universalização do serviço de esgotamento sanitário.

 

Impacto da revisão (tabela)