4.623 pessoas foram contratadas entre março e outubro deste ano para trabalhar nas obras de construção de um linhão de energia elétrica que está sendo construído entre o Pará e o Tocantins. 46% desta mão de obra é formada por pessoas que vivem nas 24 cidades impactadas pelo trabalho, incluindo Guaraí.

 

As informações foram divulgadas pela multinacional Engie Brasil, responsável pela execução do projeto Novo Estado. São mais de 1.800 quilômetros de linhas de transmissão, além da construção de uma subestação de energia elétrica no Pará. Em Guaraí e região a empresa subcontratada para as obras é a Tabocas.

 

A Engie Brasil é a maior empresa privada de energia do país e uma das mais relevantes do mundo, possuindo faturamento bruto de R$ 10,5 bilhões até 2019. Ela atua com geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, além de possuir negócios nos ramos de transporte de gás e soluções energéticas.

 

Apesar de contar com colaboradores residentes de Guaraí, o município não possui canteiro de obras. Os mais próximos foram instalados em Colméia e Tabocão e aproveitam estruturas que já existiam nos respectivos municípios, durante a construção de outras linhas de transmissão que já foram concluídas.