Representantes da sociedade civil e das forças de segurança de Guaraí (PM, PC e PRF) se reuniram na tarde desta terça-feira (12/09), nas dependências do Fórum local, com a finalidade de debater a criação do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) do município. A entidade tem por objetivo a discussão de estratégias para o enfrentamento dos problemas de segurança da comunidade e inicialmente será comandada por uma diretoria provisória.

 

A reunião foi proposta pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Guaraí (ACIAG), conjuntamente com a Polícia Militar (PM). Desde o final de março, as entidades, além de outros parceiros, articulavam a instalação do modelo comunitário de segurança, principalmente depois de uma agência bancária do município ter sido alvo da ação de criminosos fortemente armados no início do ano. Na época o ataque causou grandes prejuízos.

 

Segundo o assessor de Polícia Comunitária da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Thiago Monteiro Martins, que esteve presente na reunião, o modelo comunitário já é uma realidade presente em vários municípios do Tocantins e fortalece os laços entre a comunidade e as polícias. “Polícia e comunidade podem e devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas de segurança, esta é a nossa filosofia”, explicou.

 

A diretoria provisória do CONSEG em Guaraí será responsável pela criação e revisão do estatuto da entidade. Vale destacar que os membros provisórios, eleitos por aclamação, estarão à frente do processo até a eleição da diretoria definitiva. Conforme a ata desta primeira reunião, a apresentação do estatuto, antes da eleição dos membros definitivos, ocorrerá no dia 27/09, às 8h da manhã, na sede do Batalhão da PM de Guaraí.

 

Foto: Guaraí Notícias

Representantes da sociedade civil e forças policiais presentes na reunião.

 

Foto: Guaraí Notícias

Membros da diretoria provisória do CONSEG, eleitos por aclamação.