7 partidos políticos lançaram neste último final de semana (21 e 22/04), candidatos ao governo do Tocantins. Os nomes, que ainda precisam ser registrados junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO), disputam a preferência do eleitorado no próximo dia 3 de junho (1º turno). O eleito comandará o Estado até o fim do ano, em substituição ao governador cassado Marcelo Miranda (MDB), que ainda tenta recorrer da decisão fora do cargo.

 

Não será a primeira vez que o Tocantins escolhe governador para um mandato tampão em substituição a um gestor eleito, mas a eleição suplementar de junho será a primogênita do tipo decida pelo voto direto dos cidadãos e não de deputados estaduais, como ocorreu em outras oportunidades. Antes das convenções, dez partidos haviam anunciado interesse em lançar nomes para a disputa, mas algumas siglas optaram por recuar ou apoiar outras candidaturas.

 

Quem governará o Tocantins até o fim do ano? Está é sem dúvidas uma pergunta difícil de ser respondida. A única certeza é de que a escolha do eleitor não será nada fácil. Entre os nomes anunciados oficialmente durante as convenções partidárias estão dois senadores da república, um ex-juiz eleitoral, um deputado estadual, um ex-prefeito, um empresário e um promotor de justiça. Caso haja necessidade, o segundo turno será realizado no dia 24 de junho.

 

Candidatos ao Governo do Tocantins na eleição suplementar de 3 de junho:

 

1 - Carlos Amastha (PSB)

 

Foto: Divulgação

Carlos Amastha(PSB) terá como vice Célio Moura (PT).

 

Nascido na Colômbia, Carlos Amastha é naturalizado brasileiro e foi prefeito de Palmas, capital do Estado. Eleito em 2012 e reeleito em 2016, renunciou ao cargo no início de abril deste ano. O candidato fará coligação com PT, PTB, PC do B e PODEMOS. Seu vice na chapa será Célio Moura (PT).

 

2 - Kátia Abreu (PDT)

 

Foto: Divulgação

Kátia Abreus (PDT) terá como vice Marco Antonio Costa (PSD).

 

A senadora e ex-ministra da Agricultura concorrerá ao governo estadual pela primeira vez. A pecuarista tem o apoio do pré-candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes e fará coligação com outros seis partidos: PSC, PSD, AVANTE, PSDC e PEN. Seu vice na chapa será Marco Antônio Costa (PSD).

 

3 - Marcos Souza (PRTB)

 

Foto: Divulgação

Marcos Souza (PRTB) terá como vice Sargento Jenilson (PRTB).

 

O empresário Marcos Souza é ex-vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA) e ex-secretário de Transportes da capital tocantinense. Seu partido representa a direta e não fez aliança com nenhuma outra sigla. O vice na chapa “puro sangue” será Sargento Jenilson (PRTB).

 

4 - Mário Lúcio Avelar (PSOL)

 

Foto: Divulgação

Mário Lício Avelar (PSOL) terá como vice na chapa Professor Mayst (PSOL).

 

Mário Lúcio Avelar foi promotor de Justiça e atualmente é procurador da República no Estado. Se afastou do cargo em março deste ano para concorrer ao governo. Esta é a primeira vez que concorre em uma disputa eletiva. Seu vice na chapa será Professor Mayst, também do PSOL.

 

5 - Márlon Reis (REDE)

 

Foto: Divulgação

Márlon Reis (REDE) terá como vice o Coronel Edvan de Jesus Silva (REDE).

 

Nascido em Pedro Afonso, Marlón Reis foi juiz eleitoral no Estado do Maranhão e largou a magistratura no ano passado para se dedicar a pré-campanha de governo. Ficou conhecido em todo o mundo por ser um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa. Seu vice na chapa é o Coronel Edvan de Jesus Silva (REDE).

 

6 - Mauro Carlesse (PHS)

 

Foto: Divulgação

Mauro Carlesse (PHS) terá como vice Wanderley Barbosa (PHS).

 

Eleito deputado estadual em 2014, Mauro Carlesse assumiu a presidência da Assembleia Legislativa no ano passado e atualmente é o governador interino do Estado. Sua coligação terá mais quatro partidos: PP, PRB, DEM e PPS. O vice na chapa será o também deputado estadual Wanderley Barbosa (PHS).

 

7 - Vicentinho Alves (PR).

 

Foto: Divulgação

Vicentinho Alves (PR) terá como vice Divino Bethânia (PROS).

 

Senador desde 2011, Vicentinho Alves é ex-prefeito de Porto Nacional. O político também foi deputado estadual e federal. Mais dois partidos fazem coligação com o candidato – MDB e PROS. O vice na chapa é o vereador Divino Bethânia (PROS), que também é apresentador de programa de TV em Araguaína-TO.