O presidente da Câmara Municipal de Guaraí e candidato à prefeito Saboinha Júnior (SD), afirmou nesta terça-feira (29/09), durante pronunciamento, que o concurso público para provimento de 15 vagas no parlamento, suspenso a pedido do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), “é uma realidade" e, se não for realizado em 2020, certamente ocorrerá a partir de 2021.

 

O parlamentar disse ter “recebido com surpresa” a decisão do TCE/TO, apesar de ter cumprido a mesma de maneira imediata. Saboinha enfatizou ainda que, ao tomar posse como presidente em 2019, assumiu o compromisso de que realizaria o certame, mesmo ele ocorrendo no período eleitoral, o que é permitido, sendo vedada apenas a homologação dos resultados finais e a posse.

 

O TCE/TO, que aprovou o concurso, entendeu que no momento, por conta da pandemia Covid-19, a realização das provas poderia colocar em risco a segurança dos envolvidos. Mesmo diante deste cenário, Saboinha garantiu que a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), realizadora do certame, possuía condições totais de aplicar as provas, atendendo todas as normas de segurança.

 

O vereador e candidato a prefeito refutou as associações criadas por opositores, que chamaram o concurso de eleitoreiro e irresponsável. “Não sou eu quem vou homologar o resultado e nem dar posse. Tomem cuidado com quem afirma que este concurso é eleitoreiro, pois não sabem o que falam”, destacou o vereador, lembrando que o último certame da Casa de Leis ocorreu há mais de 20 anos.