A Câmara de Vereadores de Guaraí aprovou nesta segunda-feira (16/04), em segunda e última votação, um projeto de lei de iniciativa parlamentar que homenageia com nome de praça o senhor Raimundo Nonato dos Santos Aguiar, conhecido popularmente como “Rei do Vento”, falecido no último dia 08/03, aos 78 anos, vítima de complicações decorrentes de um câncer no fígado. O projeto havia sido aprovado em primeira votação no último dia 06/04.

 

Nascido em Carolina no Estado do Maranhão, Nonato vivia em Guaraí desde o ano de 1980, onde se estabeleceu depois de fugir com a família de uma grande enchente que atingiu a região de Tupirama, então Norte Goiano. Casado, pai de três filhos, um deles atualmente ocupando o cargo de prefeito no interior do Pará, o comerciante era conhecido também pelo zelo que tinha com a Praça Triângulo, situada em frente à casa onde morava no bairro Setor Planalto.

 

Foto: Arquivo Familiar

O comerciante Raimundo Notato dos Santos Aguiar era conhecido popularmente como "Rei do Vento".

 

Em função desta dedicação voluntária e sem qualquer pretensão de reconhecimento com que cuidava do espaço público, plantando flores, árvores, aparando a grama, regando e mantendo tudo sempre muito limpo, o vereador Bonfim (DEM) resolveu homenageá-lo, propondo um projeto de lei para que a praça recebesse o nome de Nonato, uma justa homenagem que contou com o apoio de todos os vereadores da atual legislatura.

 

“Ele cuidava desta praça como se fosse o quintal da casa dele. Trabalhava voluntariamente todos os dias, muita gente acreditava que ele era funcionário da prefeitura, só que não recebia nenhum centavo por isso”, destacou o vereador Bonfim, autor do projeto, lembrando que após a aprovação na Câmara, a matéria segue agora para a sanção da prefeita Professora Lires (PSDB), o que deve ocorrer nos próximos dias com a publicação definitiva do ato.

 

Foto: Guaraí Notícias

Projeto de iniciativa parlamentar é de autoria do vereador Bonfim (DEM).

 

Presente na sessão, o atual prefeito de Curionópolis (PA) e filho homenageado, Adonei Aguiar (DEM), usou a tribuna da Casa para agradecer, em nome dos familiares, a votação proferida ao projeto. “Aprendi muito com meu pai. Ele nos ensinou o caminho reto da verdade, da honestidade e sempre nos cobrou que fossemos pessoas de bem. Nós familiares ficamos muito honrados com esta homenagem e agradecemos os vereadores pela recordação”, disse Adonei.

 

Foto: Guaraí Notícias

Todos os 11 vereadores foram favoráveis ao projeto que passou por duas votações.

 

Foto: Guaraí Notícias

Prefeito de Curionópolis-PA e filho do homenageado, Adonei Aguiar, esteve presente na sessão.