O trabalho de combate e enfrentamento as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti em Guaraí, incluindo Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, a partir deste ano, contará com um recurso extra do Governo Federal, garantido por meio de um projeto aprovado pelo Ministério da Saúde. O investimento total será de R$ 176.452,49 em três anos (2018, 2019 e 2020).

 

Dos 139 municípios do Estado, apenas Guaraí, Paraíso do Tocantins, Aragominas e Araguatins tiveram a liberação do recurso extra. Os municípios foram selecionados depois de apresentarem projetos junto a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Já disponível em conta, no caso de Guaraí, a verba terá diversas finalidades, incluindo ações preventivas e educativas.

 

A ideia do município, pelo menos de acordo com o descrito no projeto aprovado, é a de reunir entidades públicas e privadas, além de escolas, universidades e a comunidade em geral, dentro de um trabalho conjunto e articulado, com o objetivo de reduzir os altos índices de notificações e casos confirmados das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti no município.

 

As ações do projeto serão coordenadas por meio de uma Força Tarefa mista. O grupo, criado em 2015, reúne representantes de órgãos municipais, estaduais e federais, incluindo secretarias, autarquias, associações, forças policiais e outras entidades parceiras. A meta é que Guaraí saia da lista dos 10 municípios do Estado que apresentam os maiores índices de notificações e casos confirmados.

 

Situação da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus em Guaraí (2016):

 

Dengue

Notificados: 422 casos

Confirmados: 50 casos

 

Febre Chikungunya

Notificados: 43 casos

Confirmados: 10 casos

 

Zika Vírus

Notificados: 1.531 casos

Confirmados: 496 casos

 

Situação da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus em Guaraí (2017):

 

Dengue

Notificados: 540 casos

Confirmados: 43 casos

 

Febre Chikungunya

Notificados: 275 casos

Confirmados: 98 casos

 

Zika Vírus

Notificados: 1.082 casos

Confirmados: 395 casos