De um jeito bem diferente, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mais de 2,3 mil alunos matriculados nas 8 escolas da rede municipal de ensino de Guaraí retomam o ano letivo no próximo dia 1º de julho. Inicialmente as atividades à distância serão concentradas na revisão dos conteúdos ministrados até 16 de março, quando as aulas presenciais foram suspensas.

 

Nesta última sexta-feira (26/06), equipes da Secretaria Municipal de Educação realizaram a distribuição de kits com materiais que serão utilizados pelas crianças durante este período de aulas não presenciais. Contendo vários itens, os kits foram entregues nas unidades urbanas e rurais. Os pais serão avisados por telefone e WhatsApp para proceder a retirada dos mesmos nas escolas.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarai

Kits com materiais para retomada das aulas não presenciais foram entregues nas escolas.

 

Antes de definir o retorno das atividades de maneira não presencial, a rede municipal de ensino de Guaraí organizou um planejamento detalhado, incluindo pesquisas realizadas com os pais e professores. Os alunos que não possuírem acesso à internet, poderão ir até as escolas de maneira agendada. Uma plataforma online também foi criada para dar suporte as atividades pedagógicas.

 

Ainda não há prazo definido para o retorno das atividades presenciais nas escolas do município. De acordo com o secretário Professor Sebastião Mendes, o atual momento tem sido desafiador para professores e equipe técnica envolvida no processo. O gestor lembra que tanto os educadores, assim como os demais servidores, estão se reinventando dentro de suas práticas diárias.

 

Unidades da rede Municipal de Ensino de Guaraí:

 

1 - Escola Municipal de Educação Infantil Aquarela (Setor Canaã)

2 - Escola Municipal Euclides da Cunha (Beira do Rio)

3 - Escola Municipal JK (Centro)

4 - Escola Municipal Leôncio de Sousa Miranda (Setor Pestana)

5 - Escola Municipal Luiz de Camões (Setor Nova Querência)

6 - Escola Municipal Profª. Maria do Socorro Coelho Silva (Setor Aeroporto)

7 - Escola Municipal São Miguel (Canto da Vazante)

8 - Escola Municipal Sossego da Mamãe (Centro)

 

Rede estadual também definiu seu plano

 

A Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC/TO), também divulgou recentemente um plano para retomada gradativa das aulas nas escolas da rede estadual, a partir do dia 29 de junho. A proposta foi construída pela Comissão de Estudos e Sistematização de Orientações e Normas, instituída em 29/04, com o objetivo de assegurar a reorganização do Calendário Escolar 2020.