Um colombiano de 36 anos, que não teve seu nome divulgado, foi preso em Guaraí na noite da última segunda-feira (19/10), transportando duas esmeraldas sem qualquer documentação fiscal e 2kg de cocaína misturada com um tipo de farinha de milho (Harina PAN), comum na culinária do país de origem do detido.

 

A autuação foi efetivada por agentes atuantes no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Guaraí, com apoio do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Polícia Militar do Tocantins (PM/TO). O suspeito viajava sozinho em um Ford EcoSport, que havia saído de Macapá (AP), com destino a Palmas (TO).

 

 

Questionado sobre a origem das esmeraldas, o colombiano informou que adquiriu as joias em João Pessoa (PB), no entanto, não possuía documentação comprovando a origem. Em relação ao volume com a droga, o indivíduo informou que ele teria sido enviado por sua mãe que mora na Colômbia.

 

Apesar de negar qualquer envolvimento com o crime de tráfico de drogas, a utilização de produtos reagentes demonstrou que a droga misturada a farinha, muito parecida com a utilizada para fazer cuscuz, era de fato cocaína, lembrando que um dos cães do GOC também acusou ter sentido o odor do entorpecente.

 

Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão em flagrante delito por tráfico internacional de drogas, sendo encaminhado, juntamente com os 2kg da substância entorpecente e as duas esmeraldas sem documentação fiscal até a Delegacia de Polícia Civil local para continuidade dos procedimentos legais.