Certamente existem mais pessoas precisando de doações de sangue do que pessoas doando sangue. Justamente por esta demanda, todos os profissionais da área de saúde sonham em ter sangue artificial sempre à mão, mas a realidade tem sido – até agora – muito diferente.

 

Quando a ideia surgiu, vários pesquisadores fizeram de tudo para torná-la possível. Mesmo assim, produzir glóbulos vermelhos em laboratório, conforme a técnica atual, que utiliza células-tronco, apenas gera um pequeno número deles, na melhor das hipóteses, o que não é suficiente.

 

Conforme cientistas britânicos da Universidade de Bristol, este problema da dificuldade de produção em larga escala parece ter sido solucionado. Os pesquisadores afirmam que já é possível produzir um número ilimitado de glóbulos vermelhos, utilizando um novo procedimento.

 

O truque consiste em criar glóbulos prematuros “imortalizados” que podem ser cultivados infinitamente, tornando a produção em massa uma possibilidade verdadeira. Apesar da descoberta, ainda é preciso traduzir a técnica para a fabricação comercial (em larga escala).

 

Alguns litros de sangue já foram criados no laboratório dos cientistas britânicos, mas há uma grande diferença entre isso e os enormes volumes necessários para atender até mesmo um único hospital. A expectativa é de que nos próximos anos a técnica passe por testes que possam garantir sua efetividade.

 

Se tudo der certo, o novo método de produção deve beneficiar nos próximos anos especialmente pessoas que possuem tipos raros de sangue e que não são facilmente encontrados, mesmo com a boa vontade de doadores que se dispõe em ajudar. Quem sabe o sonho vire de fato realidade.