O cientista e pesquisador Rudolf Valenta, especialista em alergia da Universidade Médica de Viena na Áustria registrou recentemente a patente de uma vacina contra resfriados e alergias, que promete acabar de vez com dois inimigos muito comuns em todo o mundo. Segundo o pesquisador, o tratamento deve estar disponível no mercado em menos de uma década.

O especialista investiga medidas preventivas para sintomas de resfriados e alergias há décadas. Ele diz estar confiante com os resultados e busca encontrar uma maneira concreta de bloquear o rinovírus humano para sempre. Apesar das boas perspectivas, ainda serão necessários mais testes para que a vacina possa ser considerada segura e eficiente.

A tecnologia testada na vacina não é revolucionária. Trata-se de um princípio ativo já estabelecido, de fazer o sistema imunológico do corpo humano reajustar sua resposta ao vírus. Segundo Valenta, a chave é fazer com que organismo mude a forma como ataca a infecção por rinovírus – causa predominante do resfriado comum na maioria das pessoas.

O desafio de encontrar uma vacina para resfriados e alergias é extremamente complexo, já que existem pelo menos 99 variações virais existentes. Conforme um estudo publicado pela revista Science em 2009, quando duas variações infectaram uma pessoa, elas podiam se unir e trocar material genético, criando uma nova variação mais resistente do rinovírus.