A força da natureza assustou moradores de Guaraí na manhã desta terça-feira (13/03). Uma chuva intensa provocou alagamentos e muitos prejuízos em vários pontos do perímetro urbano e na zona rural. Uma praça situada no bairro Setor Pestana ficou completamente alagada, bem como ruas e avenidas. A força das águas também derrubou o muro de uma residência, invadindo estabelecimentos comerciais e os corredores do único hospital público da cidade.

 

Conforme dados coletados em uma estação meteorológica no centro da cidade, foram registrados até o meio dia quase 150 milímetros de chuva, o equivalente a 15cm de água por metro quadrado, sendo que a maior parte do volume caiu dos céus dentro de um intervalo de aproximadamente 30 minutos, das 9h às 9:30h. A quantidade de chuva registrada em Guaraí neste curto espaço de tempo é igual ao volume contabilizado ao longo dos últimos 15 dias.

 

Foto: Divulgação/WhatsApp

Enxurrada também invadiu o Hospital Regional de Guaraí (HRG).

 

Divulgação/WhatsApp

Registro fotográfico mostra carro ilhado em uma das ruas próximas ao centro da cidade.

 

A merendeira aposentada Jaci Almeida Ferreira, de 72 anos, teve a casa onde mora na Avenida 11 de Abril completamente invadida pela enxurrada. Um muro nos fundos do imóvel não suportou a força das águas e caiu. Todos os cômodos da residência foram afetados e por muito pouco a idosa não se feriu gravemente. Ela foi atingida na perna por um pedaço do muro. O imóvel fica nos fundos do Hospital Regional (HRG), que também teve corredores de acesso alagados.

 

Vários moradores registraram em vídeo alguns dos principais estragos. Nas imagens é possível observar pontos de alagamento em ruas e avenidas, onde veículos também foram afetados. Também é possível observar que a água invadiu estabelecimentos comerciais e deixou algumas pessoas sem poder se locomover no centro da cidade. Na zona rural há registros de comunidades isoladas, cabeceiras de pontes danificadas e muitos prejuízos.

 

Foto: Divulgação/WhatsApp

Praça do Povo situada no bairro Setor Pestana ficou completamente alagada.

 

Foto: Divulgação/WhatsApp

Registro mostra momento em que moradora ficou ilhadada no centro da cidade.

 

De acordo com os últimos boletins da Defesa Civil Estadual, os volumes de chuva previstos entre esta terça-feira e os próximos dias devem ser maiores do que a média para o período em várias regiões do Tocantins, incluindo o Centro-Norte, onde está situado o município de Guaraí. Vale destacar que entre os meses de fevereiro e março, tradicionalmente ocorrem as chuvas mais intensas na região, justamente por esse motivo a população deve ficar em alerta.

 

Em nota divulgada, a Prefeitura de Guaraí informou que a Secretaria de Obras e Infraestrutura está avaliando a situação. No texto, o gestor responsável pela pasta, Antonio Cruz Moura informou que todas as medidas necessárias serão tomadas e reforçou que a população deve permanecer em atenção. O gestor disponibilizou ainda o telefone da secretaria para que os interessados entrem em contato, notificando pontos onde ocorreram problemas – (63) 3464-4269.

 

Foto: Divulgação/WhatsApp

Pontes em comunidades rurais de Guaraí também foram afetadas pela chuva.

 

Foto: Divulgação/WhatsApp

Na imagem é possível observar um lago que transbordou perto do Setor Nova Querência.

 

Confira um vídeo que mostra alguns efeitos da chuva intensa registrada em Guaraí nesta terça-feira (13/03):