A chef de cozinha Mayla Araújo atendeu um convite do Guaraí Notícias para apresentar uma receita de chambari. O prato venceu uma enquete realizada entre os dias 12 e 18 de novembro e foi escolhido por 50% dos internautas que acessam o site e indicaram o mesmo como merecedor de uma reportagem especial, desbancando opções como pastel de feira e galinhada com pequi.

 

O chambari é um prato típico da culinária do Tocantins. Ele é feito com carnes consideradas menos nobres, especialmente as que contem ossos das pernas e patas de bovinos, incluindo as articulações e nervos. O prato ainda vem acompanhado de arroz branco, farinha de mandioca, cheiro verde e outros temperos. A iguaria é normalmente consumida no café da manhã ou no almoço.

 

Formada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo-SP, Mayla, que reside atualmente em Goiânia, também se especializou em negócios voltados para alimentação, mas conta que demorou para descobrir sua verdadeira paixão. A chef chegou a cursar por um tempo medicina na Argentina e enfermagem em Palmas, antes de se formar na capital paulista.

 

Em julho deste ano a profissional da área culinária lançou o 1º livro intitulado “Cozinha que Inspira”, publicado pela Editora Espaço Acadêmico. Na obra literária, Mayla Araújo fala de algumas de suas experiencias e apresenta receitas e crônicas com temas envolvendo alimentação. Segundo ela própria define, trata-se de um livro para quem ama cozinhar e gosta de comer bem.

 

Confira a receita especial de Mayla Araújo para um bom chambari:

 

 

Ingredientes:

 

2 cebolas picadas

2 tomates picados (sem sementes)

Coentro (à gosto)

Cebolinha (à gosto)

Sal (à gosto)

Pimenta de cheiro (à gosto)

Pimenta do reino (à gosto)

Mandioca (à gosto)

400g de chambari (corte em postas)

 

Modo de preparo:

 

Aqueça uma panela por 5 minutos e acrescente o chambari, lembrando que não é necessário usar óleo. Depois acrescente os demais ingredientes, com exceção da mandioca e misture bem. Deixe aquecer até o fundo da panela caramelizar. Após atingir o ponto, acrescente água fervida e a mandioca. O prato serve duas pessoas pode ser acompanhado por arroz branco e farinha puba.