Dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 11 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no Brasil. De acordo com o primeiro boletim epidemiológico sobre o assunto, divulgado nesta quinta-feira (21/09), entre 2011 e 2016 mais de 62 mil pessoas tiraram suas próprias vidas no país, 79% delas eram do sexo masculino e 21% do sexo feminino. A divulgação faz parte das ações do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio.

 

Para a diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis e Promoção da Saúde, Fátima Marinho, os números indicam uma triste realidade. Segundo ela, nas classes sociais mais altas existe ainda um tabu sobre o tema, especialmente em caso de diagnósticos feitos por médicos da família. “No caso de pessoas mais pobres, em geral, captamos a morte porque o caso vai pro IML [Instituto Médico Legal]”, explicou.

 

No Brasil, os idosos, de 70 anos ou mais, apresentaram as maiores taxas entre as mortes, com 8,9 suicídios para cada 100 mil habitantes, mas, segundo Fátima, em números absolutos, a população idosa vem aumentando e a possibilidade de crescimento desta taxa é grande. “Os idosos sofrem mais com doenças crônicas, depressão e abandono familiar, levando a tomada de uma decisão equivocada, fato observado no mundo todo”, complementa.

 

Os dados apontam ainda que 62% dos suicídios foram causados por enforcamento. Entre os outros meios utilizados estão intoxicação e o uso de arma de fogo. Fátima conta que nos Estados Unidos são registrados mais suicídios por armas de fogo porque o acesso é mais facilitado. A proporção de óbitos por suicídio também foi maior entre as pessoas que não têm um relacionamento conjugal, 60,4% são solteiras, viúvas ou divorciadas.

 

Para tentar reduzir estes índices, desde 2015 o Ministério da Saúde tem uma parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV). A entidade realiza apoio emocional, atuando na prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias. A ideia é que a parceria seja levada para todo o Brasil a partir de 2018 através da central 188.