Moradores que frequentam a Praça da Conciliação Prefeito Euclides de Lima Rodrigues, na região central de Guaraí, dividiram o espaço com visitantes um tanto quanto inusitados neste último domingo (08/09). Três mulas, uma delas acompanhada de um potrinho, além de um cavalo, foram avistados passeando e também pastando no ambiente, situado no entorno da Prefeitura da cidade.

 

Além de visitar a Praça da Prefeitura, os animais também estiveram na sede da Câmara de Vereadores, no Fórum do Tribunal de Justiça e na sede do Ministério Público Estadual. Todos os espaços públicos estão próximos uns dos outros. Vale destacar que até a manhã desta segunda-feira (09/09), os equinos continuavam na região, apesar do Poder Público ter sido notificado da situação.

 

Em 2018 a Defensoria Pública do Tocantins (DPE/TO), após várias denúncias de moradores, protocolou uma Ação Civil Pública (ACP) na Justiça, exigindo que o município procedesse o recolhimento dos animais de grande porte soltos em áreas urbanas, incluindo cavalos, mulas e outras espécies. Na época, a Justiça Estadual concedeu liminar determinando o cumprimento imediato da medida.

 

É importante frisar que animais de grande porte, especialmente aqueles acompanhados de filhotes, costumam ser agressivos, caso se sintam ameaçados, podendo inclusive atacar crianças e adultos. Além deste risco, equinos, muares e bovinos soltos pelas ruas da cidade também podem provocar acidentes e causar transtornos no trânsito de veículos automotores.

 

Visitantes da praça foram recolhidos

 

Foto: Divulgação/CCZ de Guaraí

Animais foram recolhidos pelo CCZ de Guaraí na manhã desta segunda-feira (09/09).

 

Logo depois da repercussão da reportagem, as mulas, o cavalo e o potrinho foram recolhidos por uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Guaraí. Os animais, depois de acondicionados em um local adequado, receberam alimentação e cuidados veterinários. O proprietário que os deixou soltos, caso venha a ser identificado, poderá responder processo e será multado.