A Casa de Maria Nossa Senhora de Fátima, que neste mês de maio completa 19 anos de história, homenageou 10 pessoas que prestam ou prestaram relevantes serviços sociais para Guaraí. O evento aconteceu na noite desta última quarta-feira (18/05), sendo realizado no plenário da Câmara Municipal.

 

A iniciativa integra um projeto denominado “Resgatando Valores”, que tem como um dos grandes objetivos valorizar o trabalho de quem se dedica a causas de interesse público, independentemente de sua fé ou devoção, valorizando o ser humano, a família e beneficiando diretamente aqueles que precisam de ajuda.

 

A origem da Casa de Maria

 

 

A Casa de Maria em Guaraí foi idealizada pelo devoto Olavo Pereira da Silva, após o mesmo ser acometido de um câncer na laringe. Sua esposa, Osmarina Silva e Silva seguiu com o legado, continuado por familiares. A entidade, mantida por uma associação voluntária, auxilia famílias em situação de vulnerabilidade.

 

Resumo dos homenageados

 

Carolina de Almeida Peixoto

Residente de Guaraí desde 1990, Carolina foi vereadora, secretaria municipal do Bem-Estar Social e idealizadora do “Sopão da Casa Paroquial”, sendo ainda grande incentivadora na realização de muitos cursos profissionalizantes.

 

Constância Noronha Aguiar

Residente de Guaraí desde 1962, quando o território pertencia a Tupirama, Constância é conhecida por seu talento com bordados e por sua vontade em ajudar, se destacando ainda na formação de grupos musicais das igrejas.

 

Doraci de Oliveira Lura

Residente de Guaraí há mais de 30 anos, Dona Dora, como é mais conhecida, contribui com seus serviços em diversas frentes de trabalho, incluindo missões evangelizadoras e apoio a famílias carentes, uma apaixonada pelo voluntariado.

 

Edith Batista Barnabé

Falecida em 2021, Dona Edith chegou em Guaraí no ano de 1979. Além de sua atuação como evangelizadora, era conhecida por seu espírito empreendedor. Ajudou a fundar uma associação de costureiras e ainda uma horta comunitária.

 

Irmã Aurora

Integrante da Ordem das Irmãs Palotinas, “Aurora dos Pobres”, como é chamada carinhosamente, dedicou sua vida a ajudar os mais carentes, em especial as pessoas com deficiência. Aos 90 anos, vive em um convento de São Paulo (SP).

 

Joana Ferreira de Oliveira

Residente de Guaraí desde 1974, Dona Joana foi uma das primeiras comerciantes locais (O Riograndense), se elegendo ainda vereadora por dois mandatos (1997 a 2004). Durante 15 anos administrou um abrigo para idosos.

 

João Batista Silva

Nascido em Guaraí e filho do idealizador da Casa de Maria, Dão, como é mais conhecido, atua como músico voluntário nas missas e celebrações realizadas tanto na cidade como no campo, ensinando a muitos o dom que recebeu.

 

Marcelo Gris

Residente de Guaraí desde 2003, Marcelo atua com um site de notícias em Guaraí, veículo de comunicação que ele usa para reunir familiares que não se veem há muitos anos. Já realizou mais de 100 reencontros por meio deste apoio.

 

Olivia Rosa da Silva

Residente de Guaraí desde a década de 1970, Dona Olívia é concursada como professora normalista desde 1992. Sua personalidade serena e tranquila esconde uma mulher forte e batalhadora, sempre dedicada a fé cristã e a igreja.

 

Vadeniza Lopes

Residente de Guaraí desde 1972, possui um trabalho ativo com enfermos e pessoas privadas de liberdade. Também foi uma das idealizadoras de grupos musicais que animam celebrações, juntamente com Dona Constância e Dão.