Uma carreta do Hospital de Amor de Barretos (antigo Hospital do Câncer) realizou quase 100 exames preventivos em Guaraí nesta última quinta-feira (08/11), durante uma ação realizada em parceria com a Secretaria de Saúde do município no Parque de Exposições Agropecuárias Davi Nunes.

 

Desde 2016 o município vem recebendo apoio de equipes médicas vindas diretamente do interior paulista, já que a cidade tocantinense possui um grupo de voluntários que se mobiliza para arrecadar fundos e manter o hospital, reconhecido mundialmente como referência no tratamento contra o câncer.

 

Foto: Divulgação

Ação preventiva reuniu equipes de saúde de Guaraí e vindas diretamente de Barretos-SP.

 

Anualmente a Secretaria de Saúde de Guaraí também possibilita o intercâmbio entre profissionais que atuam no município e participam de treinamentos em São Paulo. Durante estas capacitações, além de conhecer de perto toda a estrutura do Hospital de Amor, os profissionais aperfeiçoam seus conhecimentos.

 

No total, foram realizados 50 exames preventivos de câncer de colo de útero em mulheres, conhecido como PCCU e outros 40 coletas de sague em homens para a efetivação do chamado exame antígeno prostático específico (PSA). Após os atendimentos, os pacientes foram convidados para um delicioso café da manhã.

 

Obs.: Vale destacar que todos os pacientes atendidos durante a ação passaram por uma avaliação realizada nos postos de saúde da cidade, dias antes da chegada da carreta do Hospital de Amor.

 

Hospital de Amor no Tocantins

 

Foto: Divulgação

Maquete mostra como será o Hospital de Amor do Tocantins; Obras estão em andamento.

 

Orçada em R$ 115 milhões, a construção do Hospital de Amor do Tocantins foi iniciada em 2017. A unidade está sendo edificada em Palmas e atenderá até 25 mil pacientes por ano assim que for concluída a partir de 2022. Boa parte dos recursos para a construção do hospital vem justamente de doações.