O governador Mauro Carlesse (DEM) e seu vice, Wanderley Barbosa (sem partido), decidiram “tirar férias”. Como o Estado não pode ficar sem comando, o presidente da Assembleia Legislativa (AL/TO), Antônio Andrade (PTB), assume o cargo até o retorno dos titulares, programado para ocorrer já no fim deste mês.

 

A cerimônia da passagem de comando foi realizada na manhã desta quarta-feira (18/11). Esta é a primeira vez que o deputado Antônio Andrade assume o Governo do Estado. “É com confiança e muita tranquilidade que eu dou lugar ao deputado para cuidar do Estado nestes dias”, destacou o governador Carlesse.

 

Com a ausência de Andrade na AL/TO, quem assume o seu lugar interinamente é o deputado Eduardo do Dertins (Cidadania). Na prática, a mudança não altera a rotina dos poderes, já que envolve a transição entre aliados de primeira linha. Tanto quem sai de férias como quem assume, prega a fala da continuidade.

 

Foto: Arquivo/AL-TO

Presidente da AL/TO assume o governo estadual até dia 25/11.

 

Após as eleições municipais

 

A decisão de se afastar do cargo ocorre dias após a realização das eleições municipais, ocorridas no último dia 15/11. O partido do governador foi o mais vitorioso do Tocantins, elegendo 26 prefeitos, incluindo em Guaraí. MDB e PSD vem logo em seguida, respectivamente com 23 e 22 prefeitos em todo o Estado.