Até o final deste ano de 2018, o câncer de próstata, 2º tipo mais comum entre os homens, deve atingir pelo menos 68 mil brasileiros, segundo um estudo divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). Para evitar que a doença evolua e leve a morte, a prevenção ainda é o melhor caminho.

 

Outro levantamento recente do Instituto de Pesquisa Datafolha, aponta que muitos homens não vão ao urologista por preconceito. Segundo o levantamento, 48% dos entrevistados alegaram não ir ao médico, sendo que 21% deles acreditam que o exame “não é coisa de homem”.

 

Ainda conforme os dados do Datafolha, dentro do grupo de risco (homens acima de 60 anos), 38% não consideram relevante fazer o exame preventivo. Já entre os homens de 50 a 59 anos, 35% nunca fizeram o exame de toque retal na vida, dados que certamente são preocupantes.

 

“O câncer de próstata não apresenta nenhum sintoma característico, muitos pacientes descobrem que têm a doença quando o tumor já está avançado. É importante que o homem se informe e deixe de lado qualquer tipo de preconceito”, explica o médico urologista e cirurgião robótico Fernando Leão.