Tem início nesta próxima segunda-feira (17/04), a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza (gripe). 65 mil postos de vacinação em todo o país, inclusive em Guaraí, estarão abastecidos com doses da imunização, que previne contra os três principais tipos existentes do vírus (H1N1, H3N2 e B). A campanha se estende até o dia 19/05 e a meta deste ano é a de vacinar 90% do público alvo, que inclui mais de 60 milhões de brasileiros.

 

Em 2017 o Ministério da Saúde (MS) optou por antecipar a vacinação para trabalhadores da saúde. Para este público em específico, a imunização já vem sendo disponibilizada desde o dia 10/04. Neste ano também haverá a inserção de novos públicos que antes não eram considerados prioritários - professores de escolas públicas e privadas, trabalhadores do sistema prisional, detentos e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

 

Continuam inclusos dentro das metas de vacinação, todas as gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias (puérperas), crianças de seis meses a cinco anos de idade, idosos com mais de 60 anos, aqueles que possuem alguma doença crônica, ou seja, que dependem de medicações controladas (diabetes, asma, obesidade, colesterol alto, hipertensão, etc...) e portadores de outras condições clínicas especiais (comorbidades).

 

Estudos mostram que o vírus influenza está associado a uma série de complicações, como pneumonia e doenças cardíacas. Além da proteção, as pessoas imunizadas evitam quadros mais graves relacionados com hospitalização e morte. A proteção leva duas semanas para funcionar e dura cerca de nove meses. Quem tomou a dose no ano passado precisa tomar novamente, uma vez que não tem mais anticorpos suficientes.

 

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que o Influenza acometa em todo o mundo cerca de 5 a 10% dos adultos, além de 20 a 30% das crianças, causando 3 a 5 milhões de casos graves e 250.000 a 500.000 mortes todos os anos. O poder de transmissão do vírus é tão grande, que uma pessoa infectada tem o potencial para transmitir a enfermidade para outras duas pessoas não imunes.