Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o apoio operacional da Polícia Civil, recuperaram 110 veículos com registro de furto/roubo no Maranhão, durante os trabalhos de uma operação realizada em 22 municípios desde o dia 28 de novembro. Uma das mais recentes autuações, concretizada nesta última quarta-feira (13/12), foi a de um caminhão que havia sido roubado em Guaraí, no Estado do Tocantins, ainda em 2012.

 

Denominada “Operação HIRCUS III”, a ação conjunta visava combater roubos, furtos e adulterações de veículos que circulavam por aquele Estado. O nome “hircus” refere-se a uma espécie de cabra, muito presente na Região Nordeste do Brasil que, por sua vez, na linguagem policial, remete ao “cabrito”, veículo de procedência ruim, roubado, furtado ou adulterado. Antes do Maranhão, a operação já havia sido realizada no Piauí e na Bahia em anos anteriores.

 

Segundo as informações da PRF, o caminhão que havia sido roubado no ano de 2012 em Guaraí-TO foi recuperado na cidade de Imperatriz-MA. Trata-se de um Ford Cargo, que ostentava as placas FDZ-4315/MA, supostamente licenciado na cidade de Grajaú-MA. Após uma busca minuciosa, os policiais descobriram se tratar na verdade de um caminhão roubado, que havia sido licenciado em São Paulo-SP. As placas originais seriam DPB-8942/SP.

 

Ainda segundo as informações da PRF do Maranhão, as ações da operação devem continuar durante os próximos dias. Todos os ilícitos identificados serão encaminhados à Polícia Civil, que conduzirá as investigações em cada um dos casos, procurando devolver os veículos aos seus legítimos proprietários, lembrando que a última grande operação de combate a roubos e furtos de veículos realizada no Maranhão aconteceu em 2015.

 

Foto: Divulgação/PRF-MA

Veículo ostentava emplacamento falso para esconder verdadeira origem.

 

Foto: Divulgação/PRF-MA

Operação HIRCUS III recuperou 110 veículos em 22 municípios do MA.