A Câmara de Vereadores aprecia a partir desta quinta-feira (10/10), um projeto de lei, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que solicita autorização para a contratação de 70 servidores temporários. De acordo com o projeto, as contratações têm o objetivo de suprir demandas da administração pública local em caráter excepcional, por um prazo de até 12 meses, que pode ser prorrogado.

 

As contratações seriam reelizadas no período que compreende o fim do penúltimo ano de mandato da prefeita Professora Lires Ferneda (PSDB) e início do último ano de gestão (2019/2020). Na justificativa que acompanha a matéria, o Poder Executivo ainda sugere que tal medida atenderia uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), gerando impacto financeiro de 2,4 milhões por ano.

 

Entre os profissionais que a Prefeitura de Guaraí pede autorização para contratar estão professores, merendeiras, servidores administrativos, motoristas, operadores de máquinas leves e pesadas, jardineiros, agendes de saúde e endemias, enfermeiros, odontólogos, médicos, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, assistente sociais, biomédicos, nutricionistas, entre outros.

 

Alguns vereadores chegaram a argumentar que a medida pode ser eleitoreira, visando agregar capital político para as eleições do próximo ano. A base de apoio da gestora defende que as contratações são necessárias para o andamento da máquina pública, já que muitas das vagas que podem ser ocupadas estão na verdade ociosas em função de licenças, algumas para tratamento de saúde.

 

CLIQUE AQUI e veja a íntegra do projeto de lei.