A Câmara Municipal de Guaraí aprovou (com ressalvas), durante a última sessão ordinária do ano, realizada nesta quinta-feira (12/12), as contas consolidadas da Prefeitura de Guaraí, referentes ao ano de 2014, oportunidade em que o mandato foi dividido entre os ex-prefeitos Genésio Ferneda e Francisco Júlio.

 

Por unanimidade de votos, ou seja, por 11 votos a favor e nenhum contra, os parlamentares decidiram acompanhar o extenso relatório da comissão interna que analisava a matéria dentro da Casa de Leis, seguindo ainda a orientação exarada pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) em 2016.

 

Foto: Guaraí Notícias

Por 11x0, Câmara de Guaraí aprovou as contas consolidadas referentes ao ano de 2014.

 

A referida prestação de contas foi dividida pelo fato do ex-prefeito Genésio Ferneda ter seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral, condenado por compra de votos nas eleições de 2012. Em seu lugar assumiu o 2º colocado daquele mesmo pleito (Francisco Júlio), que tomou posse em 02 de outubro de 2014.

 

Conforme o entendimento do TCE/TO, igualmente validado pela Câmara de Vereadores, as contas consolidadas de 2014, apesar de apresentarem pendências financeiras e divergências contábeis, não possuíam irregularidades que evidenciavam danos claros ao erário público ou qualquer outra prática ilícita.

 

E como fica 2013, 2015 e 2016?

 

A Câmara de Guaraí ainda deve analisar, a partir de 2020, as contas consolidadas de 2013, referentes à gestão do ex-prefeito Genésio Ferneda, além das contas do ex-prefeito Francisco Júlio, referentes a 2015 e 2016. Todos os pareceres prévios do TCE/TO recomendam a rejeição total destas consolidadas.

 

E o orçamento do próximo ano?

 

A votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), referentes ao ano de 2020, último ano de gestão da prefeita Professora Lires Ferneda (PSDB), foram agendadas para uma série de sessões extraordinárias e não remuneradas, marcadas para o dia 17/12, a partir das 9h.