O Brasil vive uma epidemia de sarampo em 2019. Dados do Ministério da Saúde mostram que já foram registrados cerca de 500 casos da doença, a grande maioria em São Paulo (82%). No Tocantins, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a doença não é registrada há quase 20 anos (desde 2.000).

 

Segundo especialistas, o sarampo é uma doença infecciosa que costuma causar pequenas erupções na pele, sendo transmissível e extremamente contagiosa, podendo ainda ser grave, evoluir com complicações e levar o indivíduo ao óbito, isso é claro se o paciente não tiver sido imunizado ao longo de sua vida.

 

Assim como muitas doenças que eram praticamente erradicadas no país, o retorno dos casos se sarampo é resultando, em grande parte, do desleixo da população, que tem deixado de se vacinar, lembrando que a imunização é oferecida gratuitamente na rede pública, a partir dos 15 meses de idade.

 

Os casos registrados no Brasil desde o ano passado estão relacionados ao genótipo D8, mesmo vírus que circula na Venezuela, país que atualmente está mergulhado em uma crise econômica e tem boa parte de sua população migrando para outras regiões da América do Sul, incluindo o território brasileiro.