Um recorde histórico foi batido em Guaraí neste domingo (24/03), durante a realização do 2º turno da eleição suplementar para governador e vice do Tocantins. 73,22% dos 16.245 eleitores cadastrados no município anularam suas opções de escolha, votaram em branco ou simplesmente deixaram de comparecer as seções de votação, índice 9,3% maior do que no 1º turno.

 

Foram mais de 6 mil eleitores faltosos (37,88%), além de 3.327 votos nulos (32,97%) e 239 votos brancos (2,37%). Para se ter uma ideia do tamanho deste resultado, apenas os votos dos eleitores que não compareceram neste 2º turno representam mais do que a quantidade de votos dirigidos ao candidato eleito Mauro Carlesse (PHS), que recebeu 4.852 votos válidos no município.

 

No 1º turno da eleição suplementar, realizado no último dia 3 de junho, 63,92% dos eleitores guaraienses já haviam engrossado as estatísticas de votos brancos, nulos e abstenções. Na época este passou a ser o pior resultado de uma eleição desde a redemocratização de 1988 no município, situação que demonstra de maneira clara o desinteresse geral da população pela política.

 

Em todo o Tocantins a soma de brancos, nulos e abstenções no 2º turno da eleição suplementar chegou a 51,83% dos mais de 1 milhão de eleitores cadastrados. Este percentual representa 527.868 eleitores e superou a soma dos votos válidos conquistados pelos dois candidatos que estavam na disputa (490.461) - Mauro Carlesse e Vicentinho Alves. No 1º turno este percentual foi de 43,54% (443.414 eleitores).

 

Vale destacar que o voto é obrigatório no Brasil. Aqueles que não compareceram às seções de votação devem justificar a ausência no Cartório Eleitoral mais próximo em até 60 dias. Além da multa, quem não justificar sofre uma série de impedimentos legais, incluindo perda de salário, caso seja funcionário público, restrição no acesso à crédito bancário, entre outras penalidades previstas em lei.

 


 

2º turno de votação no Tocantins

 

No 1º turno da eleição suplementar, realizado no último dia 3 de junho, Carlesse também foi o mais votado entre os 7 candidatos que disputavam a preferência do eleitorado, recebendo pouco mais de 174 mil votos (30,31%). No 2º turno o candidato recebeu mais de 368 mil votos (75,14%), derrotando o senador da república Vicentinho Alves (PR), que recebeu 121 mil votos (24,86%).

 

 

Diplomação dos eleitos

 

Conforme já informado pela Justiça Eleitoral, a diplomação dos eleitos (governador e vice) deve ocorrer até o próximo dia 9 de julho. No dia 7 de outubro os eleitores tocantinenses voltam novamente às urnas para as eleições gerais, desta vez para eleger deputados federal e estadual, dois senadores, governador e vice, além de presidente da República e vice para um mandato de 4 anos.

 

Governador eleito: Mauro Carlesse (PHS)

Vice-governador eleito: Wanderley Barbosa (PHS)

Coligação Governo de Atitude – PHS, DEM, PTC, PRB, PMN, PP e PPS


CLIQUE AQUI e veja o resultado do 2º turno da eleição suplementar em cada um dos 139 municípios do Tocantins.