A comunidade rural do Canto da Vazante, distante cerca de 30 km do centro de Guaraí, promoveu na tarde deste último sábado (30/09), a 3ª edição da cavalgada em alusão a São Miguel Arcanjo, padroeiro da localidade. Cerca de 250 cavaleiros e amazonas confirmaram presença no evento, acompanhado de perto por moradores e visitantes que lotaram a praça central da pequena vila.

 

Berço de comitivas tradicionais do município, como “Boi Manhoso”, “Carro de Boi” e a própria “Comitiva Guaraí”, a região que abrange a comunidade rural do Canto da Vazante possui uma forte ligação com este tipo de evento em todo o centro-norte do Tocantins. Em função disso, comitivas de municípios vizinhos sempre fazem questão de participar do percurso.

 

 

 

Conforme Nete Jardim, uma das organizadoras da cavalgada e integrante da comitiva “Carro de Boi”, a ideia é a de simplesmente reunir os amantes de cavalgadas e fazer um percurso tipicamente do campo. “A gente faz isso daqui por amor sabe, todos bancam do seu próprio bolso e não medem esforços para estar aqui, isso deixa nossa comunidade muito feliz”, explica ela.

 

Ao final do trajeto, que possui pouco mais de 3 km, todos os participantes da cavalgada foram convidados a participar de um jantar, seguido por uma festa dançante. Além de um importante resgate cultural das tradições do homem do campo, o evento também movimenta a economia da pequena vila de moradores, que se prepara durante o ano todo para receber os visitantes.

 

Foto: Guaraí Notícias

Cerca de 250 cavaleiros e amazonas confirmaram presença no evento. 

 

Foto: Guaraí Notícias

Um dos trechos por onde passou a Cavalgada do Canto da Vazante.

 

Foto: Guaraí Notícias

Comitivas de municípios vizinhos também estiveram presentes.

 

Foto: Guaraí Notícias

Comunidade rural é o berço de importantes e tradicionais comitivas.