O Ministério da Saúde aprovou no último dia 04 de novembro o projeto da Secretaria de Saúde de Guaraí que solicitava a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município. Apesar da boa notícia, ainda não é possível saber quando de fato o serviço entrará em funcionamento.

 

Implantado em 2003 pelo Governo Federal, o SAMU funciona 24 horas, na maioria das vezes prestando socorro para vítimas de acidentes de trânsito. Os atendimentos são regulados por meio da central telefônica 192. Além de Guaraí, a instalação também promoverá atendimentos em outros municípios da região.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraí

Evolução do projeto hora aprovado pelo Ministério da Saúde no dia 11 de novembro.

 

A base do SAMU em Guaraí será montada no prédio do que foi planejado para ser uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, mas que na verdade será um centro de especialidades e de atenção psicossocial. O prédio fica no Setor Pôr do Sol e as obras, iniciadas em 2014, ainda não foram concluídas.

 

Conforme consta no projeto aprovado, a base do SAMU de Guaraí é uma descentralização da estrutura de Araguaína, responsável pela regulação dos atendimentos. O financiamento será tripartite, ou seja, com recursos dos cofres do município (25%), Governo do Estado (25%) e Governo Federal (50%).

 

Abrangência do SAMU de Guaraí

 

Araguaína (sede principal)

Arapoema

Bandeirantes do Tocantins

Bernardo Sayão

Bom Jesus do Tocantins

Brasilândia do Tocantins

Centenário

Colinas do Tocantins

Colmeia

Couto Magalhães

Goianorte

Guaraí (sede regional)

Itacajá

Itapiratins

Itaporã do Tocantins

Juarina

Palmeirante

Pedro Afonso

Pequizeiro

Presidente Kennedy

Recursolândia

Santa Maria do Tocantins

Tupirama

Tupiratins