Pais ou responsáveis por bebês com até 1 ano de idade estão encontrado dificuldades para vacinar seus filhos contra a meningite nas unidades básicas de saúde de Guaraí, isso por que os estoques da vacina Meningocócica Conjugada estão abaixo do normal. A situação vem se repetindo há mais de 60 dias, desde que o Ministério da Saúde reduziu o envio de doses para todo o país.

 

O Ministério da Saúde confirmou, por meio de nota, que o repasse das doses da vacina Meningocócica Conjugada está atrasado devido a um problema relacionado a produção do medicamento. O órgão Federal informou ainda que o laboratório responsável pela produção trabalha para regularizar a situação até o mês de agosto, quando a distribuição deve voltar a normalidade.

 

Procurada, a secretária municipal de Saúde de Guaraí, Marlene Sandri confirmou que os estoques da vacina estão baixos no município. A gestora disse ainda que solicitou 380 doses, mas recebeu apenas 38 em julho. Até a normalização, a orientação é para que a vacina seja ministrada prioritariamente aos grupos não imunizados, ou seja, bebês com até 3 meses de vida.

 

Quatro casos em Colinas do Tocantins

 

Em meio a escassez de doses de uma das principais vacinas do calendário nacional de imunização, quatro casos de meningite foram notificados em Colinas do Tocantins desde o início deste mês. Entre as vítimas está uma menina de 12 anos, além de três mulheres de uma mesma família. Os pacientes estão em regime de isolamento no Hospital de Doenças Tropicais de Araguaína.

 

Procurada pelo Portal G1/Tocantins, a Secretaria Municipal de Saúde de Colinas do Tocantins informou que os casos à princípio são isolados, mas que por precaução o bairro onde estes pacientes residem (Setor Santo Antônio) será monitorado durante os próximos 30 dias. A secretaria informou ainda que os casos notificados são de meningite bacteriana, viral e bacteriana meningocócica.

 

Meningite

 

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro. A maioria dos casos é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida por fungos. A enfermidade é facilmente confundida com uma gripe e manifesta seus primeiros sintomas horas após o contágio ou em até dois dias, podendo inclusive causar sequelas graves e até a morte.