O município de Guaraí corre contra o tempo para acabar de vez com o atual modelo de destinação do lixo urbano, que hoje é depositado em um aterro controlado, mas que por muito tempo foi apenas um depósito à céu aberto. A ideia é debater a instalação de um aterro sanitário de médio porte em uma nova área, durante uma audiência pública, que será realizada no dia 28 de junho.

 

Na tarde desta última quarta-feira (13/06), técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos se reuniram com representantes da Prefeitura de Guaraí para definir detalhes deste projeto, que deve ser encaminhado também no próximo mês para o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), atendendo uma resolução publicada no mês de abril.

 

A Prefeitura de Guaraí não divulgou uma estimativa de quantos recursos serão necessários para a implantação deste aterro sanitário, mas com base em modelos já existentes em municípios do porte similar, estimasse que o investimento ultrapasse os R$ 200 milhões, valor que é quase três vezes maior do que o orçamento geral do município atualmente, fixado em R$ 72 milhões.

 

No Tocantins, conforme levantamento divulgado pelo Portal G1 recentemente, dos 139 municípios que o Estado possui, 129 estão em desacordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), fixada por meio da Lei Federal Nº 12.305/2010, ou seja, não possuem locais adequados para reaproveitamento e o tratamento de lixo urbano, muito em função da falta de projetos e recursos.

 

Diferença entre lixão à céu aberto, aterro controlado e aterro sanitário:

 

Lixão à céu aberto: São vazadouros expostos que não fornecem nenhum tipo de tratamento adequado para o lixo. Os resíduos são amontoados, provocando poluição descontrolada do meio ambiente e risco para a saúde humana, especialmente com a proliferação de animais peçonhentos, insetos e doenças.

 

Aterro controlado: São lugares onde o lixo é disposto de forma controlada e os resíduos recebem uma cobertura de solos. No entanto, os aterros controlados não recebem impermeabilização do solo, nem sistema de dispersão de gases, ou seja, não resolve o problema e o risco de contaminação continua elevado.

 

Aterro sanitário: Nestes locais o lixo residencial e industrial é depositado em solos que receberam tratamento especial para tal, incluindo a impermeabilização total. Os aterros sanitários também possuem sistema de drenagem, além da captação dos gases gerados com o processo de decomposição.