Nesta semana a redação do site Guaraí Notícias recebeu um registro fotográfico com valor histórico e sentimental de um guaraiense de nascimento, mas que atualmente vive no Estado do Rio Grande do Sul. A imagem aérea mostra o antigo clube do Centro de Tradições Gaúchas (CTG), que anos mais tarde acabou sendo desativado em função de um incêndio que destruiu boa parte das instalações. A foto foi registrada no ano de 1994.

O registro, guardado com muito carinho, é do ator Janio Pereira Nunes, de 31 anos. Segundo ele, a foto possui um valor sentimental além de histórico, já que é uma das recordações que o fazem lembrar suas origens, especialmente quando morou em Guaraí. “Esta foto tem um valor sentimental, pois fez parte de minha infância. Aprendi a dançar no CTG e nos finais de semana ia para o local com minha família”, recorda Janio.

“Nasci em Guaraí no ano de 1985 e morei na cidade até 1996. Meus pais, como muitos naquela época, vieram para a região, compraram terras e produziram grãos (arroz, soja e milho). Fiz algumas buscas na internet e não encontrei nenhuma recordação do CTG. Isso me deixou um tanto quanto triste, pois os gaúchos batalharam muito para obter este espaço, que contribuiu para crescimento do município. Por isso resolvi enviar a foto e fazer com que este lugar não seja esquecido”, explicou o ator.

Foto: Arquivo Familiar/Janio Nunes (1994)

Imagem aérea mostra antigo CTG de Guaraí, que anos mais foi desativado em função de um incêndio que destruiu boa parte das instalações. 

O que é um CTG?

Os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) são sociedades civis sem fins lucrativos, que buscam divulgar as tradições e o folclore da cultura gaúcha. Nestes espaços, espalhados por quase todos os Estados brasileiros, mas concentrados em sua maioria na região Sul do país, são promovidas ações de integração dos participantes por meio de danças típicas, esportes tradicionais, atividades campeiras, rodas de chimarrão e o famoso churrasco feito no fogo de chão, além é claro de outras atividades que enaltecem a cultura sulista.