O atleta da Escola Especial Estrela da Esperança (APAE de Guaraí), Phillippe Alves, de 25 anos, foi recebido com festa pelos colegas e professores da instituição onde é aluno, depois de voltar do Rio Grande do Sul com a mala recheada de medalhas. Ele foi um dos destaques da 22ª edição nacional das Olimpíadas das APAES, faturando dois ouros e dois bronzes na natação.

 

O evento foi disputado em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, entre os dias 3 e 8 de dezembro, reunindo mais de 1.600 participantes, incluindo atletas e comissão técnica. A delegação do Tocantins contava com 58 pessoas, incluindo também alunos/atletas e seus professores. Phillippe e a professora Renata Aleane Ferreira Martins eram os únicos representantes de Guaraí.

 

Foto: Divulgação/APAE de Guaraí

Phillippe e a professora Renata posando para foto juntos ao chegarem em Guaraí.

 

Além das provas de natação, foram disputadas ainda competições de atletismo, basquete, futsal, futebol 7 society, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, tênis de mesa, capoeira e bocha. O aluno/atleta de Guaraí conquistou ouro nos 50 metros nado costas e no revezamento 4x25 metros, além de dois bronzes, sendo um nos 25 metros nado costas e outro nos 50 metros nado livre.

 

Phillippe é diagnosticado como portador da síndrome de Asperger, um tipo de transtorno que afeta principalmente o desenvolvimento intelectual, comumente relacionada com o autismo. Apesar das dificuldades extras que supera a cada dia em função da deficiência, o jovem possui uma vida bastante ativa e além de se dedicar a natação, também é praticante de futsal e gosta de cantar.