Um fenômeno vem chamando a atenção de moradores de Guaraí nos últimos dias. Ao olhar para o céu, algumas pessoas estão percebendo a presença de um arco-íris circular ao redor do Sol. Segundo especialistas, isso é um halo solar, quando a luz reflete em cristais de gelo hexagonais (seis lados), suspensos na troposfera, região distante mais de 17 quilômetros da superfície terrestre.

 

O fenômeno ocorre no mundo inteiro, apesar de raro. Além do Sol, a formação também pode estar associada à Lua. Dependendo das condições climáticas da região, pode apresentar até mesmo um formato quadriculado ou de linha reta, por exemplo. A duração desse evento natural também costuma ser variável, permanecendo visível normalmente por algumas horas ou até menos tempo.

 

 

A crendice popular

 

Conforme a crendice popular, visualizar de forma nítida o arco-íris ao redor do Sol pode indicar que nos próximos dias devem ocorrer períodos chuvosos intensos, apesar de não haver nenhuma comprovação científica desta associação. Sendo ou não verdade, este é um fenômeno relativamente simples, mas que resulta num belíssimo espetáculo visual, perfeito para boas fotografias.

 

Caso curioso na Suécia

 

Halos solares ou lunares estão associados a vários mitos e superstições ao longo da história em praticamente todos os continentes do planeta. Um caso considerado famoso ocorreu em 20 de abril do ano de 1535, quando os cidadãos de Estocolmo, capital da Suécia, interpretaram um halo solar como um sinal claro da desaprovação de Deus sobre a introdução do Protestantismo naquele país.