O árbitro assistente Cipriano da Silva Sousa, que completa 28 anos no dia 13 de julho, conclui nesta terça-feira (09/07), mais uma importante etapa de sua carreira como profissional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o curso de Video Assistant Referee (VAR), realizado em Águas de Lindóia-SP. A formação é uma exigência para quem atua em nível nacional e internacional.

 

Nascido em Patos no Piauí, Cipriano reside em Guaraí, cidade onde iniciou sua carreira atuando em competições locais e se destacando ainda em torneios organizados por ligas amadoras e profissionais, condição que lhe permitiu o ingresso nos quadros da CBF em 2014. Ao todo, o assistente já trabalhou em 58 jogos de nível nacional, sendo 12 no Brasileirão da Série B e 4 na Copa do Brasil.

 

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Na CBF desde 2014, Cipriano agora está habilitado para atuar em jogos que utilizam o VAR.

 

O curso de VAR, realizado na Academia da CBF é o único do país certificado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) e capacita os profissionais a atuarem como analistas de decisões, auxiliando o trio que comanda partidas de jogos profissionais. Vale lembrar que no Brasil a tecnologia do VAR foi utilizada pela primeira vez no Campeonato Pernambucano de Futebol do ano de 2017.

 

Apenas dois profissionais do Tocantins participaram do curso de VAR, que possui 80 horas/aula de duração. Além de Cipriano, o árbitro Alisson Furtado, da cidade de Palmas, também fez parte da turma capacitada. De acordo com a CBF, participaram desta edição do curso 32 profissionais da arbitragem, sendo 16 árbitros e 16 assistentes, representando um total de 15 estados brasileiros.

 

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Além de Cipriano, o árbitro Alisson Furtado de Palmas (centro da imagem), também participou do curso realizado na academia da CBF em Águas de Lindóia-SP.