O Tocantins registrou uma redução de 52,5% nas internações envolvendo idosos com 80 anos ou mais, após o início da vacinação contra Covid-19. Pelo menos 39,1 mil integrantes deste grupo já foram vacinados, mais do que os 23,9 previstos no Plano Estadual de Vacinação, publicado no fim do ano passado.

 

A análise foi realizada por técnicos da Secretaria Estadual da Saúde (SES/TO). “Mês passado analisamos os números de óbitos entre este público e constatamos que também houve redução. Agora registramos esta queda na internação, que nos deixa otimistas”, destacou o secretário Dr. Edgar Tollini.

 

Apesar dos números otimistas, a própria SES/TO reconhece que o momento ainda é de cautela. A pasta recomenda manutenção das medidas de enfrentamento da pandemia, incluindo o distanciamento social, uso de máscara, além da higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool 70%.

 

Segundo as mais recentes estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado possui uma população de 1.590.248 habitantes. Deste total, 472.805 (29,73%) integram os grupos prioritários de vacinação, mas até agora foram enviadas apenas 270.250 doses de vacinas contra a Covid-19.

 

Grupos prioritários no Tocantins