Após atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, vacinado mais de 95% das crianças menores de 5 anos, o Tocantins inicia nesta segunda-feira (18/11), a 2ª etapa de imunização contra o sarampo no Estado, focando agora nos jovens de 20 a 29 anos de idade. As doses já estão disponíveis nos postos de saúde dos 139 municípios, lembrando que a campanha segue até o fim do mês.

 

Segundo informações do Ministério da Saúde, 14 mortes já foram confirmadas em todo o país, sendo 7 registradas em menores de 5 anos de idade, três na faixa etária de 20 a 29 anos, que também reúne o maior número de infectados até o momento (1.729 pessoas), além de quatro em adultos com mais de 40 anos de idade. Foram 13 óbitos no Estado de São Paulo e um em Pernambuco.

 

“Nem todas as pessoas nesta faixa etária de 20 a 29 anos serão vacinadas. Quem já tem as duas doses, que contém o componente do Sarampo, não precisa se vacinar. Para saber se a pessoas tem estas duas imunizações basta procurar o posto de saúde mais próximo para uma avaliação do cartão de vacinação”, explica Diandra Rocha, enfermeira da gerência de Imunização Estadual.

 

O Tocantins é o único Estado da região Norte do país que que atingiu a meta de imunização contra o sarampo em crianças menores de 5 anos e está entre as 14 unidades da federação que superaram o índice de 95% de vacinação. Apesar disso, 53 casos suspeitos, sem confirmação da doença, já foram notificados neste ano. Até o presente momento apenas dois continuam sob investigação.