A agência do Banco do Brasil de Guaraí continua operando sem previsão de voltar a oferecer serviços como saques ou depósitos. Alvo de um assalto no último dia 3 de fevereiro, o estabelecimento teve seus três cofres explodidos durante uma ação de criminosos fortemente armados, que levaram pouco mais de R$1,2 milhão em dinheiro.

 

Pelo fato de ser a única agência do banco no município, muitos correntistas estão enfrentando dificuldades para conseguir realizar movimentações financeiras. Existem apenas duas alternativas na cidade: Ir até a Lotérica conveniada com o banco ou utilizar os serviços de um correspondente bancário, instalado em uma farmácia do centro da cidade (Rua 2).

 

O problema é que o volume de saques ou depósitos nestes locais é limitado e para realizar movimentações com valores mais elevados é preciso se deslocar até às agências mais próximas, situadas em Colméia ou Pedro Afonso. Além da movimentação habitual, as agências vizinhas estão sobrecarregadas, especialmente nas datas de pagamento de servidores.

 

Outro problema já é sentido em toda a cidade é a falta de circulação de dinheiro em espécie. Como consequência, a economia do município também está sendo prejudicada, principalmente pelo fato de muitos comerciantes ou prestadores de serviço ainda não estarem habituados com o uso de cartões de débito ou alternativas digitais oferecidas pelo banco.