Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí realizaram nesta última segunda-feira (10/09), uma série de atendimentos aos detentos da Casa de Prisão Provisória (CPP) do município. O serviço foi acordado durante uma reunião promovida pela Defensoria Pública do Tocantins (DPE/TO) no último dia 20/08, atendendo pedido da administração da unidade prisional.

 

A negociação envolvia basicamente a organização de um esquema para atender 110 presos do regime fechado dentro da própria unidade prisional, oferecendo consultas de enfermagem, além do acesso a testes rápidos para detecção de HIV, tuberculose, hepatites e sífilis. Uma sala dentro da própria CPP foi organizada para poder atender de maneira individual cada um dos detentos.

 

Os presos do regime semiaberto, não atendidos nesta fase, terão acesso aos serviços de saúde pública oferecidos pelo município nos postos de saúde da cidade. Um cronograma também foi organizado para atender aqueles que precisam de acompanhamento clínico, o que também será efetivado de forma agendada nas unidades básicas de saúde, de acordo com a demanda.

 

Atualmente a CPP de Guaraí abriga 130 detentos, mas foi projetada para receber apenas 38 presos. Além de superlotada, o efetivo da unidade é reduzido, dificultando inclusive o transporte dos custodiados para unidades de saúde com certa frequência. O acordo para atendimento dentro da unidade foi uma alternativa estabelecida pelo Núcleo de Conciliação da DPE de Guaraí.