Guaraienses comemoraram a volta da chuva na tarde desta terça-feira (14/08), após 125 dias de uma longa estiagem. O volume registrado na região central da cidade entre as 13:30h e as 14:30h atingiu a marca de 50 milímetros, ou seja, cinco vezes mais do que as principais previsões meteorológicas indicavam.

 

Apesar de errar na quantidade, a indicação de que a chuva estava próxima de cair em Guaraí vinha sendo apontada praticamente a uma semana pelos meteorologistas que monitoram a região, reflexo de uma frente fria que avança pelo centro do país, rompendo a massa de calor que cobre especialmente o Tocantins.

 

Foto: Guaraí Notícias

Foram registrados cerca de 50 milímetros de chuva na região central da cidade, cinco vezes mais do que o esperado.

 

Vários municípios da região já haviam registrado chuvas em quantidade parecida nos últimos dois dias. No dia anterior, por exemplo, choveu forte em Colméia e Presidente Kennedy. Há relatos ainda de pancadas isoladas também na zona rural de Guaraí, onde o céu chegou a ficar coberto de nuvens nesta última segunda-feira (13/08).

 

A última chuva em volume considerável havia sido registrada em Guaraí na noite do dia 10 de abril, véspera do aniversário da cidade. Para os próximos dias é possível que outras pancadas sejam registradas, mas a previsão é de que o período das chuvas intensas comece mesmo apenas em meados de outubro.

 

Foto: Guaraí Notícias

Última chuva de volume considerável havia sido registrada no dia 10 de abril, véspera do aniversário de Guaraí.