As cavalgadas da Exposição Agropecuária de Guaraí (EXPOGUARAÍ) deixam de contar a partir deste ano com uma de suas figuras mais ilustres, o “Boi Manhoso”. O animal, que também dá nome a uma das mais populares comitivas do evento, não resistiu a uma cirurgia para retirada de um tumor e acabou morrendo no final da tarde deste último domingo de Páscoa (16/04).

 

A notícia da morte do boi foi confirmada pelo seu proprietário, o empresário Wender Morreira. Com pouco mais de 10 anos de idade, o animal da raça tabapuã era presença carimbada em todas as principais exposições da região. Conhecido por ser extremamente dócil, ele chamava a atenção de todos e era o centro das atenções, principalmente quando passava perto das crianças.

 

“O Manhoso era um boi diferenciado, apesar de não ter uma origem genética de elite. Começamos a adestra-lo quando nasceu e com pouco mais de um ano e meio levamos ele para sua primeira cavalgada em Guaraí. Na época era um dos poucos bois adestrados da região. Na fazenda onde o criávamos, tinha até um piquete exclusivo só pra ele”, explicou Wender.

 

Atualmente a Comitiva Boi Manhoso possui mais de 60 animais, incluindo outros 42 bois. Além de ter sido o primeiro a ser adestrado, Manhoso também abriu as portas para que outros bovinos fizessem parte da comitiva. Triste com a perda do parceiro de longas datas, Wender pensa em não participar da cavalgada da EXPOGUARAÍ deste ano, marcada para acontecer no dia 4/06.

 

Fotos: Divulgação

Boi Manhoso era figura carimbada das cavalgadas de Guaraí e região.

 

Comitiva é formada por mais de 60 animais, incluindo outros 42 bovinos.

 

Boi também dava nome a uma das mais populares comitivas da região.

 

Comitiva Boi Manhoso durante a última cavalgada da EXPOGUARAÍ.

 

Parte dos Bois adestrados da comitiva; Manhoso foi o primeiro deles.

 

Da raça tabapuã, animal adestrado tinha pouco mais de 10 anos de idade. 

 

Veja também:

 

Matéria publicada no dia 16/03/2017:

Sindicato Rural define data de realização da 28ª EXPOGUARAÍ em 2017

https://www.guarainoticias.com.br/noticia/sindicato-rural-define-data-de-realizacao-da-28-expoguarai-em-2017