Além de divulgar na internet a escala de plantões de todos os hospitais públicos estaduais, procedimento que já vem sendo adotado, o Governo do Tocantins vai divulgar também a lista dos pacientes que aguardam cirurgias eletivas na rede. A medida foi anunciada nesta última quarta-feira (17/04), através da publicação de uma nova lei, sancionada pelo governador Mauro Carlesse (PHS).

 

Conforme o texto, a lista de pacientes que aguardam cirurgias eletivas nos hospitais públicos mantidos pelo Governo do Estado será publicada no site da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A ideia é que o documento seja atualizado quinzenalmente. A lista apresentará o número do cartão do SUS ou RG do paciente, data que entrou na fila e a data pré-agenda para o procedimento.

 

A nova lei também proíbe a divulgação de nomes ou fotos dos pacientes. A ordem da fila poderá ainda ser alterada, desde que baseada em critérios médicos, devidamente fundamentados e registrados. Como justificativa, o Governo do Estado alega que a medida traz mais transparência para o cidadão quanto aos procedimentos e atendimentos efetuados na área de saúde pública.

 

O Governo Estadual, conforme previsto no orçamento aprovado no fim de março, vai destinar cerca de R$ 1,5 bilhão para custeio e investimentos na área da saúde durante todo o ano de 2019. Para mais informações, acesse o portal https://saude.to.gov.br/, lembrando que para ter acesso as escalas de plantões basta acessar o endereço eletrônico http://sistemas.saude.to.gov.br/escalas/.