Estão abertas a partir desta segunda-feira (16/04), as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) 2018. A prova é destinada às pessoas que não concluíram o ensino fundamental ou médio dentro da idade adequada. A inscrição é gratuita e pode ser feita até 27 de abril no site http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial.

 

O exame é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). No Tocantins, a realização do exame conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação Juventude e Esportes (SEDUC). A instituição emite os certificados ou a declaração parcial de proficiência, com base nos resultados obtidos nas provas.

 

O ENCCEJA é uma alternativa para quem abandonou a escola e deseja retomar os estudos. Os testes são compostos por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões, além de uma redação. Neste ano, o participante que não comparecer à aplicação das provas para as quais se inscreveu e não justificar sua ausência deverá ressarcir aos cofres públicos.

 

Datas das provas                                        

 

O ENCCEJA Nacional acontece no dia 05/08. No exterior as provas serão aplicadas em 16/09. As provas direcionadas a adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas acontecem também em setembro, inclusive no exterior. Para obter o diploma de nível fundamental, a idade mínima exigida é de 15 anos. Já para os candidatos que irão pleitear o certificado do ensino médio é necessário ter mais de 18 anos.