O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO), divulgou nesta terça-feira (28/05), o quantitativo de eleitores que não regularizaram suas respectivas situações dentro do prazo estipulado (6 de maio de 2019). Mais de 60 mil vão ter o título cancelado, 980 deles apenas no município de Guaraí.

 

A regularização era obrigatória para todos os eleitores que deixaram de votar e não justificaram a ausência durante os últimos três pleitos realizados no Estado, incluindo, portanto, o 2º turno da eleição suplementar para governador e os dois turnos da eleição presidencial, ambos realizados em 2018.

 

Dos 66.330 eleitores tocantinenses faltosos nos últimos pleitos, apenas 4.948 se apresentaram nos cartórios eleitorais para regularizar a situação. Nos três maiores colégios eleitorais do Estado – Palmas, Araguaína e Gurupi, mais de 25,5 mil eleitores tiveram o documento cancelado.

 

Consequências do cancelamento:

 

O eleitor que teve o documento cancelado, além de não poder votar nas próximas eleições, fica impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, de receber salários de função ou emprego público e de contrair empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito, incluindo bancos do governo.

 

A irregularidade também pode gerar dificuldades para inscrição, investidura e nomeação em concurso público, impedindo ainda a renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, a obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições.

 

CLIQUE AQUI e veja os nomes de todos os 980 eleitores que tiveram o título cancelado em Guaraí por não justificarem a ausência nos três últimos pleitos.