Uma pesquisa realizada pela internet durante o mês de outubro, com a participação de 722 respondentes, a grande maioria formada por pais ou responsáveis de alunos matriculados na rede municipal de ensino de Guaraí, mostra que 83% deles não aprova o retorno das aulas presenciais em 2020, ano letivo que acabou tendo sua rotina totalmente alterada pela pandemia Covid-19.

 

Os resultados do levantamento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guaraí, servirão de base para a construção de um planejamento da retomada das aulas presenciais. Um comitê gestor também foi criado para debater propostas e sugestões para este retorno presencial, que deve acontecer em fevereiro de 2021, dependendo da situação da pandemia.

 

Dos pais que possuem alunos matriculados na rede municipal de Guaraí, 14% afirmaram que seus filhos ou tutelados apresentaram sintomas de Covid-19, mas apenas 1% teve o diagnóstico confirmado por teste rápido ou exame laboratorial. 42% dos respondentes afirmaram que parentes do convívio próximo das crianças matriculadas apresentaram sintomas ou tiveram diagnostico positivo.

 

“Estamos cautelosos quando ao retorno das aulas presenciais na rede municipal, por isso realizamos esse estudo, visando a elaboração de um planejamento que respeite todas as normas de prevenção à Covid-19, garantindo ainda segurança para nossos alunos, professores e servidores da educação”, destaca o secretário municipal de Educação e Cultura de Guaraí, Professor Sebastião Mendes.