O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), divulgou nesta última terça-feira (31/07), o resultado de uma pesquisa nacional sobre o uso de novas tecnologias utilizadas pelas pequenas empresas. Conforme o levantamento, no Tocantins mais de 70% dos empreendedores utilizam a internet para se comunicar com clientes e fornecedores.

 

O estudo, realizado entre abril e junho deste ano, avaliou como as MPE´s estão envolvidas com o processo de evolução digital, confirmando que de fato há um crescimento do grau de informatização e consciência por parte dos empreenderes. Os dados descrevem ainda que nos últimos três anos os pequenos negócios investiram mais na utilização de novas tecnologias.

 

No Tocantins, ainda conforme o levantamento, mais de 70% dos pequenos negócios fazem uso da internet, sendo que 64% dos empreendedores dizem utilizar aplicativos como o WhatsApp e Facebook nos negócios. Estas ferramentas têm sido empregadas principalmente para divulgar os produtos e serviços, além de facilitar o processo de comunicação direta com os clientes.

 

Para Roberto Morais, gerente institucional do SEBRAE Tocantins, a pesquisa demonstra como as tecnologias digitais são essenciais nas atividades comerciais. “Nos últimos anos as pessoas passaram a adotar um comportamento cada vez mais digital. Não se trata de uma opção, os pequenos negócios precisam estar presentes nesse mundo tecnológico,” destaca.