Guaraí aplicou 275 doses da vacina Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan de São Paulo. Até o momento, o município recebeu 318 doses do imunizante, mas o estoque, incluindo da Vacina de Oxford/AstraZeneca, deve aumentar nos próximos dias.

 

A informação sobre o número de doses aplicadas é da Secretaria de Saúde local, divulgada nesta quarta-feira (27/01), pouco mais de 7 dias após a campanha de imunização ter sido oficialmente iniciada em Guaraí. O município ainda aguarda a disponibilização de novas doses, que já foram repassadas para o Tocantins.

 

Entre os que já foram vacinados, 131 trabalham no Hospital Regional de Guaraí (HRG) e 141 na rede pública municipal de saúde. Os primeiros três imunizados foram o médico pediatra Ismael Amaro de Souza (47 anos), a técnica de enfermagem Ineide Ferreira da Luz (39 anos) e o idoso Cladir Behne (79 anos).

 

As 43 doses restantes, além das previstas para chegar entre esta e a próxima semana, serão aplicadas prioritariamente em profissionais de saúde da rede pública local. Não há um prazo definido para que a campanha seja aberta para outros públicos, já que os estoques nacionais de imunizantes ainda são baixos.

 

Obs.: A imunização no Brasil está sendo feita em duas doses, com um intervalo de 14 até 28 dias, dependendo da vacina aplicada.