25 crianças foram atendidas com cirurgias pediátricas durante o mutirão “Opera Tocantins”, realizado no Hospital Regional de Guaraí (HRG) nesta segunda-feira (16/12). A ação, que mobilizou cerca de 40 profissionais, visa reduzir a fila de procedimentos não urgentes e integra um programa de aprimoramento hospitalar, desenvolvido pelo Governo do Estado desde o ano passado.

 

Os procedimentos foram agendados e as crianças, que possuem entre 1 e 14 anos, passaram por avaliação pré-operatória. Na maioria dos casos, as cirurgias eram consideradas de baixo risco. As internações para o mutirão tiveram início no domingo (15/12) e serão finalizadas ao longo desta semana, lembrando que os pacientes ainda devem passar por novas avaliações pós-operatórias.

 

Foto: Divulgação/HRG

Internações para o mutirão "Opera Tocantins" no HRG tiveram início no domingo (15/12).

 

De acordo com a diretora geral do HRG, Consuelo Julião, esta é a primeira edição do mutirão voltado exclusivamente para crianças. “Nós temos uma grande demanda por cirurgias pediátricas e optamos por focar inicialmente neste público. A ideia é que possamos realizar novos mutirões a partir de janeiro do ano que vem, atendendo mais crianças e também os adultos”, explicou.

 

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES/TO), o “Opera Tocantins” possui ações previstas para todos os 18 hospitais públicos do Estado. A iniciativa também conta com o apoio da Assembleia Legislativa (AL/TO), já que vários deputados direcionaram emendas ao projeto, lembrando que a fila de espera para procedimentos eletivos no Tocantins possui mais de 5,5 mil pacientes.